De 21 a 23 de maio de 2024, a ENAJUM realizou o curso "Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero", sob a coordenação científica da Dra. Maria Elizabeth Teixeira Rocha, Ministra do Superior Tribunal Militar (STM), e da Dra. Mariana Queiroz Aquino, Juíza Federal da Justiça Militar da União (JMU).
A perspectiva de gênero é essencial para garantir que os julgamentos sejam justos e equitativos, considerando as particularidades e desafios enfrentados por pessoas de diferentes gêneros no contexto militar. Sensibilizar os profissionais da Justiça Militar para questões de gênero contribuirá significativamente para a prevenção e combate à discriminação, assédio e violência, promovendo uma cultura organizacional mais inclusiva. O objetivo foi proporcionar aos inscritos um entendimento crítico sobre as questões relacionadas à perspectiva de gênero nas práticas judiciais.
A equipe de formadores é composta por desembargadores e magistrados da Justiça Federal e Estadual. Houve oficinas que abordaram modificações legislativas relevantes. Destaca-se ainda a realização de um painel sobre os desafios enfrentados pelas magistradas no Poder Judiciário, mediado pela Dra. Mariana Aquino e com a presença da Dra. Safira de Figueiredo, Juiza-Corregedora Auxiliar da JMU e Dra. Salise Sanchotene, Conselheira do CNJ, entre outros magistrados.
Os interessados puderam acompanhar o curso pelo canal da ENAJUM no YouTube.