ENAJUM promove curso de Gestão de Pessoas na JMU e Simpósio em Campo Grande

Nos dias 13 e 14 de novembro, em parceria com o juízo da Auditoria Militar de Campo Grande – MS, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM) realizou os dois últimos módulos do Curso de Gestão de Pessoas na JMU.

O evento foi aberto pelo vice-diretor da ENAJUM, Ministro Leonardo Puntel, e também contou com a participação do diretor, o Ministro Artur Vidigal de Oliveira. As atividades foram conduzidas pelo Procurador da República do Estado de Alagoas, Marcial Durte Coêlho, que instigou os magistrados a refletirem sobre formas de planejamento para a gestão do tempo, a importância de reuniões eficazes, do feedback e do trabalho em equipe, por meio de diversas atividades práticas.

Após o encontro, aconteceu também em Campo Grande, no Bioparque Pantanal e no TCE-MS, entre os dias 15 e 17 de novembro, o Simpósio "O Assédio e a Discriminação de Gênero, Raça e Religião nas Relações de Trabalho". A atividade faz parte do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados de 2023, organizado e promovido, anualmente, pela Escola.

No discurso de abertura, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro Francisco Joseli Parente Camelo, falou sobre a importância de reunir especialistas e acadêmicos para eliminar “qualquer tipo de discriminação ou preconceito que possa existir na sociedade nacional”. A primeira palestra do Simpósio foi feita pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva. Ela destacou que a violência e o assédio são incompatíveis com o trabalho decente e violam os direitos humanos. 

O evento seguiu com mesas-redondas sobre questões de gênero, raça e religião no âmbito das relações de trabalho. Foram abordadas as diversas formas de assédio, que estão diretamente ligadas ao gênero, bem como a discriminação, políticas de inclusão racial e promoção da liberdade religiosa no ambiente de trabalho. O Simpósio contou com a participação de juízes federais da Justiça Militar, dentre eles o Juiz Jorge Luiz de Oliveira, Coordenador Científico da atividade, e a Juíza Mariana Aquino, Presidente da Comissão de Prevenção e de Combate ao Assédio da Justiça Militar da União (Comprev). Também participaram da ação diversos palestrantes locais, como a Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS, Romilda Pizani, e a Presidente da Comissão de Liberdade e Assistência Religiosa da OAB/MS, Sálua Omais.

No discurso de encerramento do Simpósio, o diretor da ENAJUM, Ministro Artur Vidigal de Oliveira, agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidaa na organização do evento. Em especial, o ministro agradeceu aos servidores da Escola, da Assessoria de Cerimonial, da Assessoria de Comunicação da presidênia do STM e, principalmente, aos servidores da Auditoria Militar da 9ª CJM pela excelência nos trabalhos executados tanto nos aspectos finalísticos quanto no suporte logístico e administrativo.

 

Acesse aqui as Fotos da Curso de Gestão de Pessoas e aqui as fotos do Simpósio "O Assédio e a Discriminação de Gênero, Raça e Religião nas Relações de Trabalho"